É verdade que quem dirige está sujeito a receber uma multa caso venha a se envolver em situações de irregularidade no trânsito. Em alguns casos, o motorista multado pode recorrer ao valor se estiver enquadrado nos requisitos.
Se envolveu em alguma situação no trânsito e acha que recebeu uma multa indevida? Leia a seguir e saiba como você pode recorrer a uma multa de trânsito e outras informações.
Como recorrer a uma multa de trânsito?
Ao ser atuado cometendo uma infração por meio de fiscalização eletrônica ou agentes do trânsito, você receberá um boleto de pagamento com o valor da multa em questão em sua casa. Após o recebimento da multa, você terá um prazo de 60 dias para pagar o valor requerido. Depois do recebimento deste boleto, você terá um prazo de 30 dias para quitar a pendência.
Se você se julgar inocente no ocorrido você pode pedir que revejam sua multa. Se dirija até o Detran ou Agência Municipal para retirar um Formulário de Recurso. Nesse formulário você poderá redigir a sua defesa preenchendo o documento. Não se esqueça de levar os documentos do carro e os seus. Se tiver recibos, notas ou declarações que possam comprovar a sua inocência, leve também. Quando enviar seu recurso, o setor de infrações irá avaliar o seu pedido. Você deve aguardar a análise do recurso.
O que pode me levar a receber uma multa de trânsito?
O descumprimento das leis de trânsito gera cobrança de multas. É muito comum ser atuado, por exemplo:
- Excedendo limite de velocidade;
- Dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica;
- Estando com um dos faróis queimados ou quebrados;
- Estacionando em local proibido;
- Falta de pagamento de impostos, como IPVA.
- Portando documentos vencidos.
É obrigatório que o motorista esteja com sua documentação em dia para que o carro possa estar circulando de forma regular. Por isso, é importante estar atento ao prazo de pagamento do IPVA MG e de todos os impostos obrigatórios para proprietários de veículos. Não pagar as taxas requeridas impede que você realize o licenciamento do seu carro.
Como pagar a multa, caso não consiga recorrer?
Se mesmo após tentar recorrer à sua multa, você receber outro boleto de pagamento em casa, significa que você terá que pagar a taxa pendente. Basta se dirigir à uma agência bancária ou Casa Lotérica portando o boleto. Vale lembrar que você deve considerar a última multa que recebeu, caso chegue mais de um boleto em seu endereço, pois pode vir corrigido com porcentagem de juros por atraso.